Desenvolvido por Bernice
McCarthy em 1987
É um modelo de estilos de aprendizagem
baseado em parte sobre a proposta feita por David Kolb na década de 70, mas com
um foco maior sobre o funcionamento do cérebro e os hemisférios. Ele
também tomou alguns elementos do modelo de Briggs e Myers.
Modelo Descrição:
McCarthy (citado em Garger e Guild, 1998) estudou
os diferentes estilos de aprendizagem e a teoria dos hemisférios cerebrais para
desenvolver o seu sistema. Definido, como Kolb, quatro estilos de
aprendizagem (ele usa o mesmo questionário Kolb) e relacionada com as
diferenças de cada hemisfério cerebral dominante. Seu modelo é um ciclo de
instrução que consiste em oito etapas.
Embora a pesquisa atual sobre o cérebro sejam muito mais avançados do que
quando McCarthy usou os dados para desenvolver sua teoria, este é um bom
exemplo de como a pesquisa do cérebro ajuda a explicar diferentes estilos de
aprendizagem. A ela interessava principalmente a relação entre lateralidade
e especialização de certas tarefas.
Geralmente, os hemisférios cerebrais são especializados nas seguintes funções:
Esquerda
|
Direito
|
Opera melhor através de estruturas e da sequência; Prefere a
linguagem; É seqüencial; Examina os elementos; Tem a noção de número; Trabalha
para analisar informações.
|
Opera de forma não estruturada; compreende imagens; procura padrões; Faz
metáforas, é simultâneo. Encontra, sintetiza e consolida as informações.
|
McCarthy enumera os quatro quadrantes
correspondentes aos quatro perfis (estilos), começando com quadrante I e seguindo
na direção dos ponteiros do relógio.
Vale a pena lembrar que Kolb trabalhou
os quadrantes da seguinte forma:
Quadrante I, Tipo I
|
Pessoas que percebem através da experiência
concreta e processam através da observação reflexiva
|
Quadrante 2, tipo II
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Pessoas que percebem através de conceituação
abstrata e processam através da observação reflexiva
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Quadrante 3, tipo III
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Pessoas que percebem através de conceituação
abstrata e processam através da experimentação ativa
|
Quadrante 4, tipo IV
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Pessoas que percebem através da experiência
concreta e processam através da experimentação ativa
|
Para McCarthy os estilos
têm as seguintes características:
Os alunos tipo I percebem a informação concreta e a
processam mediante a reflexão. Integram as experiências a sua personalidade e
aprendem escutando e compartilhando ideias. São pessoas de grande imaginação
que acreditam firmemente em suas próprias experiências. Trabalham pela harmonia
e necessitam envolver-se pessoalmente nas atividades que realizam. Se interessam
por pessoas e cultura. Desfrutam a observar a gente e tendem a buscar o
significado e qualidade das coisas.
Os alunos o tipo I percebem
informações concretas e a processam usando a reflexão. Integram as suas
experiências individuais e aprendem ouvindo e compartilhando idéias. Eles são
pessoas de grande imaginação que acreditam fortemente em suas próprias
experiências. Trabalham para a harmonia e precisam se envolver pessoalmente em
suas atividades. Eles estão interessados em pessoas e cultura. Eles tendem a
procurar o sentido e o valor das coisas.
Os alunos deste tipo dizem que a
escola é fragmentado, ou seja, tem o poder de conectar o conteúdo apresentado
na escola com as suas necessidades e desenvolvimento pessoais. O hemisfério
direito procura dar um significado pessoal para os fatos pela experiência,
enquanto o esquerdo busca entender a análise de experiências.
As características mais marcantes
do tipo estudante I são as seguintes:
Força: imaginação.
Powered by: empresas de rating.
Funcionam por: envolvimento em metas
importantes e criar harmonia.
Carreiras: assistência, educação,
desenvolvimento organizacional, humanidades, ciências sociais.
Pergunta Favorita: Por quê?
Os professores do tipo I estão
interessados principalmente no desenvolvimento individual de seus alunos.
Eles tentam ajudar as pessoas a se tornarem mais auto-consciente. Eles
acreditam que o currículo deve enfatizar a autenticidade de seus alunos. Eles
gostam de tomar discussões e de trabalho em equipe. Ciente dos fatores sociais
que afetam o desenvolvimento, tendem a definir metas significativas para os
seus alunos.
Confrontado com situações de
pressão, o professor Tipo I pode mostrar-se temeroso e apresentar dificuldades nas tomadas de decisões.
Os alunos do tipo II percebem a
informação de forma abstrata e a processam por meio da reflexão . Desenvolvem
suas próprias teorias integrando as observações aos seus conhecimentos. Eles aprendem
por meio de idéias e precisam saber o que os especialistas pensam. Eles dão
valor ao pensamento seqüencial.
Eles tendem a aprofundar o seu trabalho e os
detalhes necessários para realizar o seu melhor. Eles se sentem mais
confortáveis em salas de aula tradicionais. Às vezes, preferem trabalhar com
ideias e não com as pessoas. Eles procuram a competência e desenvolvimento
pessoal. Normalmente desenvolvem fortes habilidades verbais. Seu lado direito
do cérebro tenta integrar a experiência ao que ele sabe, enquanto o esquerdo
busca o conhecimento ou informação nova.
As características mais marcantes do aluno tipo II
são:
Força:
geração de conceitos e modelos.
Powered
by: o pensamento reflexivo.
Funcionam
por: reconhecimento intelectual.
Curso:
Matemática, pesquisa e planejamento, as ciências sociais.
Pergunta
Favorita: O quê?
Os professores do tipo II estão principalmente
interessados na transmissão do conhecimento. Eles acreditam que o currículo
deve fornecer informações consistentes e significativas para os alunos. Eles
gostam de trabalhar com fatos e detalhes de pensamento sequencial. As vezes a
sua atitude dominante, reduz a criatividade dos seus alunos.
Os alunos do tipo III percebem a
informação de forma abstrata e processam ativamente. Integram a teoria à
prática mediante a comprovação de teorias e o bom senso. Esses alunos geralmente
são pragmáticos, acreditam que se algo funciona , ele deve ser usado. São realistas
e objetivos na resolução de problemas. Eles valorizam o pensamento estratégico
e o desenvolvimento de várias habilidades. Eles precisam trabalhar diretamente
com as coisas para ver como eles funcionam, buscando lucro e resultados. Às
vezes, a escola é muito frustrante para esses alunos, já que tem uma forte
necessidade de trabalhar com problemas reais. Ele precisam saber a aplicação
direta do que eles estão aprendendo.
O hemisfério direito procura aplicação individual e
uso da aprendizagem, enquanto o esquerdo verifica de forma mais geral exemplos aplicados
por outras pessoas.
As características mais marcantes do aluno tipo III
são:
Força:
aplicação prática das idéias.
Powered
by: coleta de informação objetiva através de
experiências diretas.
Objetivos
: Concentram seus esforços em obter resultados futuros, o que trás segurança.
Carreiras:
Engenharia, ciências aplicadas , cirurgião .
Pergunta
Favorita: Como isso funciona?
Os professores do tipo III são interessados em produtividade
e competitividade. Eles tentam dar a seus alunos as competências de que
necessitam para se tornarem financeiramente independentes na vida. Eles
acreditam que o currículo deve ser destinado a atingir este objetivo.
Incentivar a aplicação prática das coisas. Eles gostam de atividades
tecnológicas e tudo o que exige um trabalho direto sobre as coisas. Eles tendem
a ser perfeccionistas, buscando qualidade e produtividade. Tem dificuldades em
desenvolver habilidades relativas ao trabalho em grupo. Às vezes, eles são
inflexíveis e reservados.
Os
alunos do tipo IV percebem a informação de forma concreta e processam
ativamente. Integram a experiência à aplicação prática através de tentativa e
erro. Eles estão interessados em coisas novas, por isso eles tendem a se
adaptar facilmente as mudanças. Esses alunos, geralmente, aceitam conclusões na
ausência de justificativas lógicas. Eles gostam de correr riscos e não têm
dificuldade para se adaptar às pessoas, no entanto, às vezes podem ser muito
manipuladores ou diretivos. Eles costumam dizer que a escola é muito
estruturada e, portanto, não permite resolver adequadamente seus problemas.
O hemisfério
direito procura entender a aprendizagem enquanto o esquerdo procura analisar a
aprendizagem em termos de relevância e importância.
As
características dos alunos do tipo IV são:
Força
: Ação e objetivos.
Funcionam
por: meio de ação e comprovação, criando novas
experiências.
Objetivos:
colocar idéias em ação.
Curso:
Marketing, vendas, educação, entretenimento, tipo social ocupações em geral.
Os
professores tipo IV interessadas em incentivar os alunos a auto-descoberta.
Eles tentam ajudar os alunos de acordo com as suas próprias preocupações. Eles
acreditam que o currículo deve ser orientado para os interesses dos alunos.
Estimular a aprendizagem através da experiência. Na sala de aula, gostam de
experimentar diferentes estratégias de aprendizagem e sempre manter os alunos
ativos. Às vezes, eles são agressivos e manipuladores.
Descrições
de estilos
Tipo I:
imaginativo
Tipo
II: Analítico
Tipo III
: Senso comum
Tipo
IV: Dinâmico
Os quatro estilos de aprendizagem são
de igual valor, cada um tem seus pontos fortes e fracos. O fato de que um
estilo predomina sobre os outros três, apenas sob esta situação significa que
as pessoas se sentem mais confortáveis e mais dispostos a aprender.
(Santos, 2000)
O modelo 4MAT é conceituado como um
ciclo natural de aprendizagem. Para que as pessoas aprendam da melhor
maneira, elas precisam passar por quatro quadrantes com dois (esquerda /
direita) modos. Começando com quadrante 1 e seguindo estas oito etapas
seqüenciais, qualquer conteúdo ou processo pode ser ensinado.
McCarthy afirma que o primeiro é o
significado pessoal que é dado à aprendizagem e motivação. Mais tarde é a
aquisição de novos conhecimentos e conceitos seguidos de aplicação prática. Finalmente,
há a síntese e extensão.
(Santos, 2000)
"Usando esta seqüência qualquer
estilo de aprendizagem tem uma chance de brilhar por algum tempo. Todos os
alunos serão capazes de desenvolver suas habilidades naturais quando se
trabalha com sua área forte e também têm a oportunidade de desenvolver outras
áreas para trabalhar com seus pares. Para um estudante aprender com
sucesso, ele precisa de experiência em outros estilos de aprendizagem. Todas
essas habilidades juntos formam um ciclo natural de aprendizagem
"(McCarthy, 1997, citado em Aliança e Garger, 1998, p. 111).
Sugestões práticas para a sala de aula :
Mas o que acontece na maioria das
escolas? Será que ela promove o ciclo de aprendizagem com estes oito
passos?
McCarthy acredita que as escolas
costumam enfatizar apenas as áreas de aquisição de conhecimento (quadrante
esquerdo, tipo II) e aplicações gerais (quadrante esquerdo, tipo III).
A fim de atender a essa necessidade,
McCarthy cria uma série de lições para ajudar os professores a planejar suas
aulas. Em termos gerais, estas lições consistem nos seguintes passos:
Quadrante I: criar
uma experiência e, em seguida, oferecer uma maneira para os alunos a analisar e
experimentar pessoalmente.
Quadrante II: os
alunos devem integrar as experiências que estão analisando de maneira mais
conceitual, o desenvolvimento de novos conceitos.
Quadrante III: os
alunos praticam com o que lhes foi ensinado, em seguida, fazem aplicações
práticas pessoalmente.
Quadrante IV: estudantes
sintetizam procurando algo original, em seguida, procuram aplicar o que
aprenderam com as circunstâncias mais complexas.
FONTE: http://www.cca.org.mx/profesores/cursos/cep21/modulo_2/modelo_4mat.htm#mc
FONTE: http://www.cca.org.mx/profesores/cursos/cep21/modulo_2/modelo_4mat.htm#mc
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