terça-feira, 11 de novembro de 2014

SISTEMA 4 MAT

Desenvolvido por Bernice McCarthy em 1987

É um modelo de estilos de aprendizagem baseado em parte sobre a proposta feita por David Kolb na década de 70, mas com um foco maior sobre o funcionamento do cérebro e os hemisférios. Ele também tomou alguns elementos do modelo de Briggs e Myers.

Modelo Descrição:
McCarthy (citado em Garger e Guild, 1998) estudou os diferentes estilos de aprendizagem e a teoria dos hemisférios cerebrais para desenvolver o seu sistema. Definido, como Kolb, quatro estilos de aprendizagem (ele usa o mesmo questionário Kolb) e relacionada com as diferenças de cada hemisfério cerebral dominante. Seu modelo é um ciclo de instrução que consiste em oito etapas. 

Embora a pesquisa atual sobre o cérebro sejam muito mais avançados do que quando McCarthy usou os dados para desenvolver sua teoria, este é um bom exemplo de como a pesquisa do cérebro ajuda a explicar diferentes estilos de aprendizagem. A ela interessava ​​ principalmente a relação entre lateralidade e especialização de certas tarefas.

Geralmente, os hemisférios cerebrais são especializados nas seguintes funções:
Esquerda
Direito
Opera melhor através de estruturas e da sequência; Prefere a linguagem; É seqüencial; Examina os elementos; Tem a noção de número; Trabalha para analisar informações.
Opera de forma não estruturada; compreende imagens; procura padrões; Faz metáforas, é simultâneo. Encontra, sintetiza e consolida as informações.
McCarthy enumera os quatro quadrantes correspondentes aos quatro perfis (estilos), começando com quadrante I e seguindo na direção dos ponteiros do relógio.
Vale a pena lembrar que Kolb trabalhou os quadrantes da seguinte forma:

Quadrante I, Tipo I
Pessoas que percebem através da experiência concreta e processam através da observação reflexiva
Quadrante 2, tipo II
Pessoas que percebem através de conceituação abstrata e processam através da observação reflexiva
Quadrante 3, tipo III
Pessoas que percebem através de conceituação abstrata e processam através da experimentação ativa
Quadrante 4, tipo IV
Pessoas que percebem através da experiência concreta e processam através da experimentação ativa
 Para McCarthy os estilos têm as seguintes características:

Os alunos tipo I percebem a informação concreta e a processam mediante a reflexão. Integram as experiências a sua personalidade e aprendem escutando e compartilhando ideias. São pessoas de grande imaginação que acreditam firmemente em suas próprias experiências. Trabalham pela harmonia e necessitam envolver-se pessoalmente nas atividades que realizam. Se interessam por pessoas e cultura. Desfrutam a observar a gente e tendem a buscar o significado e qualidade das coisas.

Os alunos o tipo I percebem informações concretas e a processam usando a reflexão. Integram as suas experiências individuais e aprendem ouvindo e compartilhando idéias. Eles são pessoas de grande imaginação que acreditam fortemente em suas próprias experiências. Trabalham para a harmonia e precisam se envolver pessoalmente em suas atividades. Eles estão interessados ​​em pessoas e cultura. Eles tendem a procurar o sentido e o valor das coisas.

Os alunos deste tipo dizem que a escola é fragmentado, ou seja, tem o poder de conectar o conteúdo apresentado na escola com as suas necessidades e desenvolvimento pessoais. O hemisfério direito procura dar um significado pessoal para os fatos pela experiência, enquanto o esquerdo busca entender a análise de experiências.
As características mais marcantes do tipo estudante I são as seguintes:
Força: imaginação.
Powered by: empresas de rating.
Funcionam por: envolvimento em metas importantes e criar harmonia.
Carreiras: assistência, educação, desenvolvimento organizacional, humanidades, ciências sociais.
Pergunta Favorita: Por quê?
Os professores do tipo I estão interessados ​​principalmente no desenvolvimento individual de seus alunos. Eles tentam ajudar as pessoas a se tornarem mais auto-consciente. Eles acreditam que o currículo deve enfatizar a autenticidade de seus alunos. Eles gostam de tomar discussões e de trabalho em equipe. Ciente dos fatores sociais que afetam o desenvolvimento, tendem a definir metas significativas para os seus alunos.
Confrontado com situações de pressão, o professor Tipo I pode mostrar-se temeroso e apresentar  dificuldades nas tomadas de decisões.

Os alunos do tipo II percebem a informação de forma abstrata e a processam por meio da reflexão . Desenvolvem suas próprias teorias integrando as observações aos seus conhecimentos. Eles aprendem por meio de idéias e precisam saber o que os especialistas pensam. Eles dão valor ao pensamento seqüencial.

Eles tendem a aprofundar o seu trabalho e os detalhes necessários para realizar o seu melhor. Eles se sentem mais confortáveis ​​em salas de aula tradicionais. Às vezes, preferem trabalhar com ideias e não com as pessoas. Eles procuram a competência e desenvolvimento pessoal. Normalmente desenvolvem fortes habilidades verbais. Seu lado direito do cérebro tenta integrar a experiência ao que ele sabe, enquanto o esquerdo busca o conhecimento ou informação nova.
As características mais marcantes do aluno tipo II são:
Força: geração de conceitos e modelos.
Powered by: o pensamento reflexivo.
Funcionam por: reconhecimento intelectual.
Curso: Matemática, pesquisa e planejamento, as ciências sociais.
Pergunta Favorita: O quê?
Os professores do tipo II estão principalmente interessados ​​na transmissão do conhecimento. Eles acreditam que o currículo deve fornecer informações consistentes e significativas para os alunos. Eles gostam de trabalhar com fatos e detalhes de pensamento sequencial. As vezes a sua atitude dominante, reduz a criatividade dos seus alunos.


Os alunos do tipo III percebem a informação de forma abstrata e processam ativamente. Integram a teoria à prática mediante a comprovação de teorias e o bom senso. Esses alunos geralmente são pragmáticos, acreditam que se algo funciona , ele deve ser usado. São realistas e objetivos na resolução de problemas. Eles valorizam o pensamento estratégico e o desenvolvimento de várias habilidades. Eles precisam trabalhar diretamente com as coisas para ver como eles funcionam, buscando lucro e resultados. Às vezes, a escola é muito frustrante para esses alunos, já que tem uma forte necessidade de trabalhar com problemas reais. Ele precisam saber a aplicação direta do que eles estão aprendendo.

O hemisfério direito procura aplicação individual e uso da aprendizagem, enquanto o esquerdo verifica de forma mais geral exemplos aplicados por outras pessoas.
As características mais marcantes do aluno tipo III são:
Força: aplicação prática das idéias.
Powered by: coleta de informação objetiva através de experiências diretas.
Objetivos : Concentram seus esforços em obter resultados futuros,  o que trás  segurança.
Carreiras: Engenharia, ciências aplicadas , cirurgião .
Pergunta Favorita: Como isso funciona?
Os professores do tipo III são interessados ​​em produtividade e competitividade. Eles tentam dar a seus alunos as competências de que necessitam para se tornarem financeiramente independentes na vida. Eles acreditam que o currículo deve ser destinado a atingir este objetivo. Incentivar a aplicação prática das coisas. Eles gostam de atividades tecnológicas e tudo o que exige um trabalho direto sobre as coisas. Eles tendem a ser perfeccionistas, buscando qualidade e produtividade. Tem dificuldades em desenvolver habilidades relativas ao trabalho em grupo. Às vezes, eles são inflexíveis e reservados.

Os alunos do tipo IV percebem a informação de forma concreta e processam ativamente. Integram a experiência à aplicação prática através de tentativa e erro. Eles estão interessados ​​em coisas novas, por isso eles tendem a se adaptar facilmente as mudanças. Esses alunos, geralmente, aceitam conclusões na ausência de justificativas lógicas. Eles gostam de correr riscos e não têm dificuldade para se adaptar às pessoas, no entanto, às vezes podem ser muito manipuladores ou diretivos. Eles costumam dizer que a escola é muito estruturada e, portanto, não permite resolver adequadamente seus problemas.

O hemisfério direito procura entender a aprendizagem enquanto o esquerdo procura analisar a aprendizagem em termos de relevância e importância.

As características dos alunos do tipo IV são:
Força : Ação e objetivos.
Funcionam por: meio de ação e comprovação, criando novas experiências.
Objetivos: colocar idéias em ação.
Curso: Marketing, vendas, educação, entretenimento, tipo social ocupações em geral.

Os professores tipo IV interessadas em incentivar os alunos a auto-descoberta. Eles tentam ajudar os alunos de acordo com as suas próprias preocupações. Eles acreditam que o currículo deve ser orientado para os interesses dos alunos. Estimular a aprendizagem através da experiência. Na sala de aula, gostam de experimentar diferentes estratégias de aprendizagem e sempre manter os alunos ativos. Às vezes, eles são agressivos e manipuladores.

Descrições de estilos
Tipo I: imaginativo
Tipo II: Analítico
Tipo III : Senso comum
Tipo IV: Dinâmico

Os quatro estilos de aprendizagem são de igual valor, cada um tem seus pontos fortes e fracos. O fato de que um estilo predomina sobre os outros três, apenas sob esta situação significa que as pessoas se sentem mais confortáveis ​​e mais dispostos a aprender.
(Santos, 2000)
O modelo 4MAT é conceituado como um ciclo natural de aprendizagem. Para que as pessoas aprendam da melhor maneira, elas precisam passar por quatro quadrantes com dois (esquerda / direita) modos. Começando com quadrante 1 e seguindo estas oito etapas seqüenciais, qualquer conteúdo ou processo pode ser ensinado.
McCarthy afirma que o primeiro é o significado pessoal que é dado à aprendizagem e motivação. Mais tarde é a aquisição de novos conhecimentos e conceitos seguidos de aplicação prática. Finalmente, há a síntese e extensão.
(Santos, 2000)
"Usando esta seqüência qualquer estilo de aprendizagem tem uma chance de brilhar por algum tempo. Todos os alunos serão capazes de desenvolver suas habilidades naturais quando se trabalha com sua área forte e também têm a oportunidade de desenvolver outras áreas para trabalhar com seus pares. Para um estudante aprender com sucesso, ele precisa de experiência em outros estilos de aprendizagem. Todas essas habilidades juntos formam um ciclo natural de aprendizagem "(McCarthy, 1997, citado em Aliança e Garger, 1998, p. 111).

Sugestões práticas para a sala de aula :
Mas o que acontece na maioria das escolas? Será que ela promove o ciclo de aprendizagem com estes oito passos?
McCarthy acredita que as escolas costumam enfatizar apenas as áreas de aquisição de conhecimento (quadrante esquerdo, tipo II) e aplicações gerais (quadrante esquerdo, tipo III).
A fim de atender a essa necessidade, McCarthy cria uma série de lições para ajudar os professores a planejar suas aulas. Em termos gerais, estas lições consistem nos seguintes passos:
Quadrante I: criar uma experiência e, em seguida, oferecer uma maneira para os alunos a analisar e experimentar pessoalmente.
Quadrante II: os alunos devem integrar as experiências que estão analisando de maneira mais conceitual, o desenvolvimento de novos conceitos.
Quadrante III: os alunos praticam com o que lhes foi ensinado, em seguida, fazem aplicações práticas pessoalmente.
Quadrante IV: estudantes sintetizam procurando algo original, em seguida, procuram aplicar o que aprenderam com as circunstâncias mais complexas.

FONTE: http://www.cca.org.mx/profesores/cursos/cep21/modulo_2/modelo_4mat.htm#mc

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